quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Internacionais

Green Day

O Green Day começou em 1990, quando os integrantes da banda Sweet Children(Mike, Billie e Al Sobrante) resolveram mudar o nome da banda. Lançaram alguns EP's, que mais tarde formariam o primeiro álbum da banda, 1039/Smoothed Out Slappy Hours. Al (apelido de J
ohn Kifmeyer)largou a banda para se dedicar aos estudos, e em seu lugar foi chamado Tré Cool, seu professor. O Green Day lançou seu segundo disco e o sucesso começou a aparecer. Kerplunk! tinha sucessos como Christie Road, One of My Lies, Dominated Love Slave e a primeira versão de Welcome to Paradise, que seria regravada mais tarde. Então, o Green Day percebeu que poderia fundir seu som punk com o pop, que sozinho é uma merda, mas quando bem combinado fica legal. E a banda conseguiu isso. Em 1994, lançaram Dookie. Foi quando a banda finalmente deslanchou. Os telespectadores da MTV não entenderam nada daquilo, de repente aparece do nada uma banda punk como não se via há anos. Não entenderam mas gostaram. Os maiores sucessos desse disco foram Basket Case, When I Come Around, Chump/Longview, Welcome to Paradise e She. Logo depois, em 1995, o Green Day lançou o quarto disco, Insomniac. Como o próprio nome diz, o álbum foi composto durante a madrugada, quando o filho de Billie Joe passava a noite inteira chorando e ele não podia dormir (...I'm having trouble trying to sleep/I'm counting sheeps but running out, ou seja, ...Estou tendo problemas tentando dormir/eu conto ovelhas mas elas fogem). O álbum foi bem mais agressivo e baixo-astral que o anterior, e, conseqüentemente, vendeu muito menos, "apenas" 2 milhões de cópias (Dookie vendeu 15 milhões). Porém , os fãs não quiseram nem saber, e as turnês foram ficando cada vez mais estressantes. Até que o grupo disse "chega", e interrompeu as apresentações. Mike teve problemas do coração, Tré estava acabado e Billie Joe passava as noites à base de calmantes. A banda aproveitou as férias para uma "reciclagem musical", e uma preparação para o álbum seguinte. Em outubro de 1997, é lançado mundialmente Nimrod., álbum que mudou completamente o rumo musical do grupo. É como uma expansão musical, onde o Green Day assimila surf music, (mais) pop, rockabilly e muitos outros estilos. Os fãs antigos não gostaram muito, mas para eles Billie deu uma colher-de-chá, gravando também algumas músicas no velho estilo Green Day. Quando perguntado sobre o porquê da mudança no som da banda, Billie Joe responde prontamente: "Cansei de tocar power chords. Eu admito não ser um bom guitarrista, mas não quero ficar sempre no mesmo feijão-com-arroz. Mas também não quero encher meus discos de solos pretensiosos, pois não sou assim. Eu quero fazer algo que soe bem e mostre o que posso fazer, nada além disso. Se não gostar desse disco agora, espere mais três anos e ouça-o de novo. Se ainda assim não gostar, devolvo seu dinheiro". O Green Day já iniciou sua nova turnê, e deve passar pelo Brasil ainda esse ano.

Integrantes

Formação Atual
Billie Joe Armstrong - vocal, guitarra ritmica (1987 - presente)

Mike Dirnt - baixo, vocal de apoio (1987 – presente)

Tré Cool - bateria, percussão, vocal de apoio (1990 – presente)

Ex-membros


John Kiffmeyer - bateria, percussão, vocal de apoio (1987–1990)


Discografia

1,039/Smoothed Out Slappy Hour [1990]

Kerplunk [1992]

Dookie[1994]

Insomniac [1995]

Nimrod [1997]

Warning [2000]

International Superhits![2001]

Shenanigans[2002]

American Idiot[2004]

Bullet In A Bible[2005]

Transmission [2007]

21th Century Breakdown [2009] - partes 01 e 02


Discografia Completa Green Day

Green Day - Bullet in a Bible
DVD

"Em omenagem a minha prima Mônica, e a minha amiga Rubia (Te amo)."

The Strokes

O baixista Nikolai Fraiture e o vocalista Julian Casablancas (filho do empresário John Casablancas) são amigos desde a infância. O guitarrista Nick Valensi e o baterista brasileiro Fabrizio Moretti começaram a tocar juntos quando ambos estudavam na Escola Dwight em Manhattan. Mais tarde, Casablancas foi mandado para Le Rosey, uma escola na Suíça com intuito de melhorar seu comportamento; ele havia desenvolvido problemas alcoólicos. Lá, conheceu Albert Hammond Jr., ambos americanos, apesar de não serem muito amigos. Anos mais tarde, Casablancas se encontrou sem querer com Hammond Jr. nas ruas de Nova Iorque.

Coincidentemente, ambos viviam em apartamentos na mesma rua, um de frente para o outro. Albert e Julian passaram a dividir um apartamento e, em 1999, juntaram-se a Nikolai Fraiture, Nick Valensi e Fabrizio Moretti e formaram a banda The Strokes. A popularidade do grupo cresceu rapidamente, especialmente na região de Lower East S
ide em Manhattan. Começaram então a se apresentar no Mercury Lounge, onde Ryan Gentles era um dos agendadores de concerto. Gentles ficou tão impressionado pela banda que passou a ser seu produtor. O grupo passou a se dedicar a ensaios, mantendo seus trabalhos de dia (diz-se que Casablancas era um barman, e Hammond trabalhava num lugar chamado Kim's Video) resultando numa lista de dez a doze canções, entre elas "Last Nite", "Modern Age", "This Life" (atualmente chamada de "Trying Your Luck"), "New York City Cops", "Soma", "Someday" entre outras. Posteriormente, a maioria dessas canções receberam novas letras.

Gordon Raphael, um pequeno produtor de rock da cena musical de Nova Iorque, assistiu a um dos primeiros concertos da banda, tendo, anos mais tarde, dito que ele na verdade teria ido assistir a um concerto de uma outra banda que também estava tocando naquela noite. Raphael deu a Albert seu número de telefone, dizendo que poderia gravar uma demo para eles. Após uma ligação ocorrida uns dois dias depois, a banda e Raphael finalmente se encontraram.

The Modern Age (EP) foi lançado em 2001 e acarretou numa guerra de interesses entre gravadoras pela maior banda de rock and roll em anos. Posteriormente, foram bastante divulgados, causando uma divisão entre os seguidores do rock e revistas independentes: procurava-se saber se eles eram realmente os salvadores do rock ou um punhado de jovens ricos com nomes legais e cópia do Velvet Underground. As duas bandas eram bastante parecidas tanto pelo estilo vocal de Casablancas, similar a de Lou Reed quanto pela alternância entre Hammond e Nick Valensi como guitarrista principal o que lembra Lou Reed e Sterling Morrison.

O primeiro disco da banda, Is This It é uma das referências do rock de garagem do início da década de 2000. A faixa "NY City Cops" não fez parte do álbum lançado nos Estados Unidos por conta dos ataques de 11 de Setembro de 2001. Posteriormente, Slash (Guns and Roses) tocou a canção com a banda. O relação com o Guns continua no vídeo musical de "Someday", que mostra rapidamente Duff, Slash e Matt. O vídeo começa com Du
ff conversando com o vocalista Casablancas, e todo o Strokes sentado na mesa de um bar conversando com Slash. Para o vídeo musical de "Last Nite", os Strokes fizeram uma apresentação única, sem dublagem e tocando aparentemente ao vivo, num programa de auditório, estilo anos 1960. Apesar de eventualmente terem lançado vídeos, a banda assinou com a RCA justamente porque foi a única gravadora que respeitou a decisão da banda de não fazer um vídeo musical. Apesar de não se importarem em tocar ao vivo diante de câmeras de televisão, eles se opunham em gravar um vídeo.

O primeiro álbum foi seguido de Room on Fire e First Impressions of Earth; este, com um som diferente dos álbuns anteriores, não foi muito bem recebido pela crítica e pelos fãs. O guitarrista Albert Hammond Jr. gravou um álbum solo chamando Yours to Keep. O baixista Nikolai Fraiture divulgou em seu blog que já está em preparo o quarto álbum da banda, sem previsão de lançamento.


Integrantes

Julian Casablancas - vocalista
Nick Valensi - guitarra
Fabrizio Moretti - bateria
Albert Hammond Jr. - guitarra

Nikolai Fraiture - baixo

Discografia

Is This It (2001)

Room on Fire (2003)

The Observer (2003)

First Impressions of Earth (2006)


Discografia Completa The Strokes

The Oasis

Brigas constantes, declarações ácidas para a imprensa, comparação com os Beatles...não importa a maneira. O fato é que o Oasis sempre causou polêmica. Apesar de ser conhecida hoje como "a banda dos irmãos Gallagher", no início as coisas foram diferentes.

Em Manchester, Inglaterra, no ano de 1991, Liam Gallagher havia formado o The Rain, junto com o guitarrista Paul "Bonehead" Arthurs, o baixista Paul "Guigs" McGuigan e o batera Tony McCaroll. Nessa época, Noel Gallagher era roadie do Inspiral Carpets e estava excursionando com o grupo pela Europa. De volta à sua cidade natal, foi assistir um ensaio do irmão e como já tinha algumas canções feitas, acabou assumindo a liderança da banda.

Continuou trabalhando como roadie por mais um tempo, até conseguir comprar os equipamentos necessários para poderem se apresentar. Em 1992, a banda já se chamava Oasis e após alguns shows, conseguem o primeiro contrato com a Creation Records.

Após alguns singles, é lançado, em 1994, "Definitely Maybe". O álbum de estréia foi um verdadeiro fenômeno: entrou no topo das paradas britânicas e, em dois dias, o Oasis já tinha recebido o seu primeiro disco de ouro.

A banda não perde tempo e, no ano seguinte, solta o segundo trabalho, "(What\'s the Story) Morning Glory?". O álbum fez enorme sucesso conquistando também os Estados Unidos. Comparados aos Beatles, se dizem superiores a eles, causando grande impacto e chamando a atenção de toda a mídia. O baterista Tony McCarrol deixa o grupo devido as inúmeras brigas com os Gallagher , sendo substituído por Alan White.

Em 1997, sai "Be Here Now". O álbum mantinha as mesmas características dos anteriores e também foi um sucesso de vendas. Aumentam as brigas entre os irmãos Gallagher e notícias sobre uma possível separação da banda começam a surgir. Resolvem dar um tempo e ficam alguns anos sem gravar. Como os fãs do Oasis se multiplicavam a cada lançamento, a gravadora solta "The Masterplan", uma coletânea com faixas de singles, raridades e canções que não saíram oficialmente.

O próximo álbum só seria gravado em 2000. Mesmo assim, a banda esteve o tempo todo em evidência na mídia, com notícias sobre mais brigas, envolvimento com álcool, drogas e tudo mais que cerca o "show business\'. Ainda durante as gravações do até então inédito, "Standing On The Shoulders of Giants" , Paul "Bonehead" Arturs e "Paul "Guigs" McGuigan também resolvem deixar os irmãos falando sozinhos. O guitarrista Gem Archer (ex-Heavy Stereo) e o baixista Andy Bell (ex-Ride) são chamados para entrar no grupo e com essa nova formação, saem em turnê.

O show no Wembley Stadium, um dos maiores e melhores de toda a carreira, foi devidamente registrado e posteriormente saiu no álbum intitulado "Familiar to Millions". Em 2002, o grupo lança "Heathen Chemistry", um álbum menos conturbado que o anterior e que trazia composições em que todos os integrantes do Oasis participavam.

O single "Stop Crying Your Heart Out" saiu na época da Copa do Mundo e a música virou tema da eliminação dos ingleses pelo Brasil. A edição japonesa do álbum trouxe a inédita "You\'ve Got The Heart Of A Star".

Em 2005, o Oasis lança "Don\'t Believe the Truth", mais recente trabalho. O disco foi considerado pela critica internacional como o melhor trabalho do grupo desde "(What\'s The Story) Morning Glory?", de 1995 e o melhor álbum do ano no Brasil. O disco reúne 11 faixas e traz ao público o melhor do Oasis.

Os irmãos Gallagher podem ser acusados de egocêntricos, arrogantes, mas sabem bem o que estão fazendo: o Oasis continua a causar polêmica e a vender milhões de discos no mundo todo.


Integrantes

Membros Atuais

Liam Gallagher - Voz (membro fundador)

Gem Archer - Guitarra (desde 2000)

Andy Bell - Baixo (desde 2000)

Chris Sharrock - Bateria (desde 2008)

Membros Anteriores

Noel Gallagher - Guitarra e voz (1991-2009)
Tony McCarroll - Bateria (1991-1994)

Paul "Bonehead" Arthurs - Guitarra (1991-1999)

Paul "Guigsy" McGuigan - Baixo (1991-1999)

Alan White - Bateria (1995-2004)

Membros temporários ou convidados para actuações ao vivo


Jay Darlington – teclado - Ao vivo (desde 2002 - aparece em Lord Don't Slow Me Down)

Mark Feltham - gaitista - Ao vivo e em estúdio (1996-2000, aparece no MTV Unplugged, There & Then e no disco Standing on the Shoulder of Giants)

Matt Deighton - guitarra (2000)

Mike Rowe - teclado, órgão - Ao vivo e em estúdio (1994-2002, aparece no MTV Unplugged e em alguns discos da banda)

Paul 'Strangeboy' Stacey - Em estúdio (1999-2005, aparece nos discos Standing on the Shoulder of Giants, Heathen Chemistry e Don't Believe the Truth)

Scott McLeod – baixo - Ao vivo (1995, aparece no vídeo de Wonderwall e em alguns shows da época)

Steve White – bateria e percussão - Ao vivo (2001, na Tour of Brotherly Love)

Terence Kirkbride – bateria e percussão - Ao vivo (2004, 2006, 2007)

Zak Starkey - bateria (2005-2007)

Zeb Jameson – teclado - Ao vivo (2000, aparece no Familiar to Millions)


Discografia
Definitely Maybe (1994)
(What's the Story) Morning Glory? (1995)
Be Here Now (1997)
The Masterplan (1998)
Standing on the Shoulder of Giants (2000)
Familiar to Millions [live] (2000)
Heathen Chemistry (2002)
Don't Believe the Truth (2005)
Stop the Clocks (2006)
Dig Out Your Soul (2008)


Discografia Completa The Oasis

Nenhum comentário:

Postar um comentário